Institucional

Dirceu José Sebben,  brasileiro, casado, nascido em Ibarama, em 1º de abril de 1937, advogado, residente e domiciliado nesta Capital, Porto Alegre/RS.
Iniciei minhas atividades escolares, cursando o primeiro grau em Ibarama, na Escola Particular Santa Terezinha, dirigida pelas irmãs do Sagrado Coração de Maria.

Então cursos ginasial e colegial foram cursados, de 1951 a 1959, até a segunda série colegial, no Seminário Vicente Pallotti, em Vale Vêneto, Cachoeira do Sul, RS.

Em 1960,  ingressei, mediante prova seletiva vestibular, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, tendo me formado em dezembro de  1965.

Em fevereiro de 1959, antes, pois, de ingressar na Faculdade de Direito, passei a trabalhar na Justiça Comum Estadual, como serventuário do Cartório de Acidentes do Trabalho, onde permaneci até 16 de junho de 1967, quando, por força de concurso público, assumi o cargo de Advogado de Ofício e, posteriormente, o de Procurador do Estado. Como Advogado de Ofício, dava atendimento globalizado, em todas as áreas do direito, aos que necessitassem de Assistência Judiciária, primeiramente, em Esteio, RS, depois em Canoas, RS e, por último, em Porto Alegre, junto às Varas Criminais do Foro Central. Num determinado período, não inferior a dois anos, fui deslocado para dar atendimento jurídico aos Presidiários do Presídio Central, nesta Capital e para promover a defesa de Policiais Militares, junto à Justiça Militar do Estado.

A contar de 16 de junho de 1967, sempre exerci a advocacia, com escritório profissional situado nesta Capital, na Galeria Di Primio Beck, na rua dos Andradas, 1137, em vários andares, sempre com escritório próprio, ocupando, atualmente, os conjuntos 1901/1913.

Desde o início das atividades como advogado, tanto na advocacia pública quanto na privada, me dediquei a, praticamente, todos os ramos do direito, com destaque no direito penal, no direito trabalhista, no direito bancário e no ramo de seguros em geral, tendo prestado serviços a pessoas físicas em geral, a diversos bancos, instituições financeiras e seguradoras, além de outras empresas públicas e privadas.

A atuação profissional, tanto na advocacia pública quanto na privada, no que se refere às instâncias judiciárias, sempre se deu desde a primeira instância até as derradeiras, como Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal Superior do Trabalho, além, é óbvio, dos Tribunais Regionais e de Justiça, sendo de destacar o grande número de recursos Extraordinários, Especiais, de Revista e outros interpostos por mim e que tramitaram e ainda tramitam perante aqueles Pretórios Maiores acima especificados.

Dirceu José Sebben
Sócio Fundador